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Uma das metodologias atuais, usadas no web marketing, os 8Ps do Marketing Digital, pode ser útil se utilizada analogamente para o planejamento estratégico de um projeto que vise conquistar clientes, promovendo uma boa experiência para a empresa e o consumidor.

Veja como é simples a aplicação destes “8Ps” em sua empresa:

  1. Pesquisa

Nesta etapa, deve ser feito um estudo que destaque os principais motivos que levam o seu público-alvo à decisão de compra do produto ou utilização do serviço e as necessidades demandadas por ele.

  1. Projeto

Após o entendimento das necessidades do consumidor, os produtos ou serviços serão moldados e planejados de acordo com os resultados da pesquisa realizada anteriormente.

  1. Produção

Com o projeto bem estruturado, é hora de por as mãos na obra e construir o que está no papel. O levantamento de recursos é uma tarefa que está atrelada neste momento, porque será útil caso sua empresa seja fabricante de produtos manufaturados, para aquisições de insumos e/ou maquinários.

  1. Publicação

A publicação é a fase em que se constrói um site para expor ou explicar o produto, e promover contato quase que direto entre a marca e o consumidor, exposição de vídeos no Youtube e similares. É aqui que é gerado o conteúdo para as ações promocionais.

  1. Promoção

Momento em que são pensadas as estratégias promocionais e desenvolvidas as campanhas em links afiliados, e-mail marketing com intuito de formar publico-alvo.

  1. Propagação

A propagação é dada quase que automaticamente através do boca-a-boca digital e por ações em blogs, fóruns e outros. Agora, é hora de divulgar as informações nas mídias sociais disponíveis como Facebook, Twitter e Instagram e utilizar serviços de e-mail marketing  de forma a ampliar a visibilidade do produto com os recursos disponíveis atualmente.

  1. Personalização

Manter um canal direto com o comprador pode render bons frutos, pois, o feedback é essencial para que seus serviços e produtos sejam constantemente melhorados e atendam cada vez mais os clientes atuais e chamem a atenção para potenciais novos clientes.

  1. Precisão

Esta oitava e última etapa é uma das mais importantes para o controle real das estratégias implementadas pelos itens anteriores. É nela que os resultados são mensurados e analisados para se obter um veredicto e avaliar em qual ou quais estratégias deve-se trabalhar um pouco mais ou até mudar a forma com que estão sendo feitas.

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