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KaizenKaizen

Das palavras japonesas “kai-”, que significa “mudança” e “-zen”, que significa “bom”. O significado popularizado pela Toyota é melhoria contínua, ou seja, um somatório de pequenas melhorias incrementais de todas as áreas de uma empresa, e não apenas de fabricação/produção.

Kaizen significa que todo o pessoal deve parar seu trabalho quando encontrar qualquer anormalidade e, junto com seu supervisor, sugerir uma melhoria para resolver a anormalidade, de maneira que esta não passe adiante, tornando muito difícil de corrigir falhas de processo que sejam derivadas desta. O Sistema Toyota de Produção é conhecido por Kaizen, onde todos os funcionários da linha devem parar sua linha de produção em movimento em caso de qualquer anormalidade e, junto com seu supervisor, sugerir uma melhoria para resolver a anormalidade que pode iniciar um Kaizen.

Embora o Kaizen (na Toyota) geralmente forneça pequenas melhorias, a cultura de pequenas melhorias e padronização continuamente alinhadas produz grandes resultados em termos de melhoria geral da produtividade. Essa filosofia difere dos programas de melhoria de “comando e controle” (Business Process Improvement) de meados do século XX. A metodologia Kaizen inclui fazer mudanças e monitorar os resultados e depois ajustar. O pré-planejamento em larga escala e o extenso cronograma de projetos são substituídos por experimentos menores, que podem ser rapidamente adaptados à medida que novas melhorias são sugeridas.

No uso moderno, ele é projetado para resolver um problema específico ao longo de uma semana e é chamado de “Blitz Kaizen” ou “Evento Kaizen”. Estes são limitados no escopo, e os problemas que surgem a partir deles são normalmente utilizados em blitzes posteriores. Uma pessoa que faz uma grande contribuição na implementação bem-sucedida do Kaizen durante os eventos kaizen recebe o título de “Zenkai”.

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